Cinefilia 18: Apostas ao Oscar 2012

domingo, 26 de fevereiro de 2012
Postado por Selton Dutra Zen


Hoje a noite, 26/02, acontecerá a 84ª cerimônia de entrega do Oscar. Como de praxe em todos os outros anos, farei, neste post, minhas apostas para os prêmios da noite. Porém, antes de lançá-las, gostaria de fazer um breve comentário explicativo sobre três filmes indicados que não consegui redigir uma análise mais detalhada. São eles: "Kung Fu Panda 2", "Planeta dos Macacos - A Origem" e "Rango"

"Kung Fu Panda 2", indicado a melhor filme animado, repete, basicamente, a mesma fórmula de seu antecessor, em uma versão piorada. Nunca gostei do primeiro filme, este então foi ainda mais frustrante. O problema não está nas cenas de luta, muito bem orquestradas, mas sim na história, que em nenhum momento conquista e poucas vezes diverte.

"Rango", outro candidato ao Oscar de melhor animação, se posiciona em um patamar um pouco acima do citado anteriormente, porém, ainda assim, não é lá grande coisa. Talvez não tenha funcionado comigo por eu possuir uma rejeição nata pelo gênero western. Mas, além disso, os personagens são fracos e algumas vezes bem irritantes.

E, por fim, "Planeta dos Macacos - A Origem", nomeado em melhores efeitos visuais. Sou grande admirador do filme original, de 1968, uma das melhores ficções-científicas já lançadas. Gosto tanto do original justamente por deixar a cargo do espectador desvendar o mistério da cena final. Assim, já havia criado minha teoria acerca do ocorrido e temia que este reboot fosse estragá-la com alguma justificativa imbecil. E foi exatamente isso que ocorreu. "Planeta dos Macacos - A Origem" explica o incidente de forma superficial e desinteligente demais.

Com os três filmes comentados, parto agora para as minhas apostas. Mas antes, vale ressaltar algumas colocações. A tag "aposta" é, como o próprio nome já sugere, a minha aposta para a categoria. Contudo, "meu voto iria para" denota os filmes que eu gostaria que ganhassem nas respectivas categorias.

MELHOR FILME:



Aposta: "O Artista"
Meu Voto Iria Para: "Meia-Noite em Paris"

MELHOR DIRETOR:

Martin Scorsese
Woody Allen
Terrence Malick
Michel Hazanavicius
Alexander Payne

Aposta: Michel Hazanavicius
Meu Voto Iria Para: Woody Allen

MELHOR ATOR:

Demian Bichir ("A Better Life")
George Clooney ("Os Descendentes")
Gary Oldman ("O Espião que Sabia Demais")
Jean Dujardin ("O Artista")

Aposta: Jean Dujardin
Meu Voto Iria Para: Jean Dujardin

MELHOR ATRIZ:

Glenn Close ("Albert Nobbs")
Meryl Streep ("A Dama de Ferro")
Viola Davis ("Histórias Cruzadas")
Michelle Williams ("Sete Dias com Marilyn"

Aposta: Meryl Streep
Meu Voto Iria Para: Meryl Streep. Apesar de ainda não ter visto "Dama de Ferro", Streep é uma daquelas atrizes que eu sei que estará perfeita, então, já ganha meu voto.

MELHOR ATOR COADJUVANTE:

Kenneth Branagh ("Sete Dias com Marilyn")
Christopher Plummer ("Toda Forma de Amor")
Nick Nolte ("Guerreiro")

Aposta: Kenneth Branagh
Meu Voto Iria Para: Max Von Sydow

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE:

Bérénice Bejo ("O Artista")
Jessica Chastain ("Histórias Cruzadas")
Octavia Spencer ("Histórias Cruzadas")
Janet Mcteer ("Albert Nobbs")

Aposta: Jessica Chastain
Meu Voto Iria Para: Octavia Spencer

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL:

"Margin Call"

Aposta: "Meia-Noite em Paris" ("A Separação" também é um forte candidato).
Meu Voto Iria Para: "A Separação"

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO:

"Tudo Pelo Poder"
"O espião que Sabia Demais"


Aposta: "Tudo Pelo Poder"
Meu Voto Iria Para: "A Invenção de Hugo Cabret"

MELHOR FILME ESTRANGEIRO:

"Mounsieur Lazhar"
"Footnote"
"In Darkness"


Aposta: "A Separação"
Meu Voto Iria Para: "A Separação"

MELHOR ANIMAÇÃO:

"Kung Fu Panda 2" (comentado no 2º parágrafo)
"Chico e Rita"
"Gato de Botas"
"Rango" (comentado no 3º parágrafo)


Aposta: "Rango"
Meu Voto Iria Para: "Um Gato em Paris"

MELHOR TRILHA SONORA:

"As Aventuras de Tintim"
"O Espião que Sabia Demais"


Aposta: "O Artista"
Meu Voto Iria Para: "O Artista"

MELHOR CANÇÃO:

"Man or Muppet" ("Os Muppets")
"Real in Rio" ("Rio")

Aposta: "Man or Muppet"
Meu Voto Iria Para: Tecnicamente, como cidadão brasileiro, precisaria votar na música de "Rio", já que foi a única categoria a que foi indicado (apesar de ser a mais medíocre e descartável da noite). Mas, escutando novamente a música, não consigo dar meu voto a ela, te tão ruim que é. Enquanto a canção de "Os Muppets" é excelente. Então, meu voto iria para "Man or Muppet".

MELHORES EFEITOS VISUAIS:

"Planeta dos Macacos - A Origem" (comentado no 4º parágrafo)

Aposta: "Planeta dos Macacos - A Origem"
Meu Voto Iria Para: "A Invenção de Hugo Cabret"

MELHOR MAQUIAGEM:

"Albert Nobbs"
"A Dama de Ferro"


Aposta: "A Dama de Ferro"
Meu Voto Iria Para: "Harry Potter 7.2"

MELHOR FOTOGRAFIA:

"A Invenção de Hugo Cabret"

Aposta: "O Artista" ("A Árvore da Vida" também é forte candidato)
Meu Voto Iria Para: "A Árvore da Vida"

MELHOR FIGURINO:

"Anônimo"
"Jane Eyre"
"W.E"

Aposta: "A Invenção e Hugo Cabret" (chute)
Meu Voto Iria Para: "A Invenção de Hugo Cabret"

MELHOR DIREÇÃO DE ARTE:



Aposta: "O Artista"
Meu Voto Iria Para: "Harry Potter 7.2"


MELHOR MONTAGEM:

"O Homem que Mudou o Jogo"

Aposta: "Os Homens que Não Amavam as Mulheres"
Meu Voto Iria Para: "Os Homens que Não Amavam as Mulheres"

MELHOR EDIÇÃO DE SOM:

"Drive"
"Transformers - O Lado Oculto da Lua"

Aposta: "Os Homens que Não Amavam as Mulheres"
Meu Voto Iria Para: "Os Homens que Não Amavam as Mulheres"

MELHOR MIXAGEM DE SOM:



Aposta: "Os Homens que Não Amavam as Mulheres"
Meu Voto Iria Para: "Os Homens que Não Amavam as Mulheres"

MELHOR DOCUMENTÁRIO:

"Hell and Back Again"
"If a Tree Falls"
"Paradise Lost 3"
"Undefeated"


Aposta: "Pina"
Meu Voto Iria Para: "Pina"

MELHOR CURTA-METRAGEM DE DOCUMENTÁRIO:

"God is The Bigger Elvis"
"The Barber of Birmingham"
"Incident in New Baghdad"
"Saving Face"
"The Tsunami and the Cherry"
"Blossom"

Aposta: "Incident in New Baghdad" (chute)
Meu Voto Iria Para: "Incident in New Baghdad"

MELHOR CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO:

"Dimanche"
"La Luna"
"The Fantastic Flying Books os Mister Morris Lessmore"
"A Morning Stroll"
"Wild Life"

Aposta: "La Luna" (chute)
Meu Voto Iria Para: "La Luna"

MELHOR CURTA-METRAGEM:

"Pentecost"
"Raju"
"The Shore"
"Time Freak"
"Tuba Atlantic"


Aposta: "Time Freak" (chute)
Meu Voto Iria Para: "Time Freak"

0 comentários: