335. Missão Madrinha de Casamento

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011
Postado por Selton Dutra Zen


(Bom)

Confesso que, devido ao título e a plot, conservava um certo preconceito acerca desta obra. A voz da experiência cinematográfica me dizia que esta seria somente mais uma bomba hollywoodiana, enlatada e imbecil. Mas levei um tapa na cara ao me deparar com um filme que está muito longe de ser uma comédia imbecil, bem como uma bomba. E digo mais: esta é, com certeza, uma das comédias mais divertidas e engraçadas do ano! Com gags interessantes e originais, mas acima de tudo, hilárias. É impossível controlar o riso durante os pouco mais de 120 minutos de projeção. 

A história é básica e aparentemente clichê ao extremo, onde temos Lilian, uma grávida prestes a se casar, que convida Annie, sua melhor amiga, para ser sua madrinha de casamento. Annie decide, então, realizar uma despedida de solteira inesquecível para a amiga. Porém, tudo se desenrola de maneira imprevista e prejudicial à madrinha. E, depois de ler isto, você deve estar pensando: "História bem medíocre, hein? Deve ser uma bomba!". E foi exatamente isto que pensei, porém, o grande diferencial deste filme é justamente a assinatura de Judd Apatow na produção, que aplica sua marca registrada (do humor negro e da comédia suja e original)  não só na produção do longa, mas também em sua direção. É impossível, para quem conhece os trabalhos de Judd, desassociá-lo do órgão mor de um filme (o diretor). Inúmeras características presentes em suas películas surgem aqui também, como a duração atipicamente longa para uma comédia atual (porém muito bem aproveitada), o próprio humor que citei acima, e até o âmbito técnico, como provam a edição e a fotografia. Se não fosse por ele, "Missão Madrinha de Casamento" possivelmente se tornaria aquela bomba que previa ser, antes mesmo de vê-lo.

Além da produção excelente, as personagens e suas intérpretes também são atrativos impossíveis de serem ignorados, já que são extremamente divertidas, excêntricas e impagáveis. E, apesar de Annie ser a mais chamativa das personas, as coadjuvantes também não ficam para trás, quando o assunto é diversão. Cada uma com suas respectivas personalidades exóticas, seus trejeitos e suas falas, completam os movimentos de Annie, que por sua vez, é interpretada singularmente por Kristen Wiig. E a performance de Wiig é tão boa que somente observar seus movimentos, suas ações e suas peculiaridades já fariam o filme valer a pena. Todavia, "Missão Madrinha de Casamento", felizmente, vai muito mais além disto, atingindo momentos de extrema hilaridade, como a cena da loja de vestidos, ou a tentativa de Annie de conseguir atenção policial, utilizando-se de seu carro. 

Por estas pontuações e muitas outras que porventura tenha esquecido, é que indico a todos os meus leitores que abdiquem do preconceito empírico e assistam sem receios a este longa que encontra sua essência básica e sua fórmula do sucesso, na participação de Judd Apatow na produção e de Kristen Wiig no elenco. 

Gênero: Comédia
Duração: 130 min.
Ano: 2011

0 comentários: