343. Um Gato em Paris

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012
Postado por Selton Dutra Zen


(Bom)


As animações francesas sempre me despertam o sentimento de nostalgia. Para citar como exemplo, pego o recente "O Mágico", que me deixou com saudades da época em que revia incansavelmente o clássico "101 Dálmatas". Esta comparação (ou melhor, lembrança) se deu pois o estilo estético da obra-prima máxima de Chomet é bem semelhante ao dos filmes da época de ouro da Disney, em especial, este dos Dálmatas. Algo equivalente se manifestou em mim, enquanto assistia a este mais novo exemplar do cinema animado da França, com a diferença de que desta vez, senti saudades dos livros infantis que costumava ler quando pequeno.

Esta nostalgia se deu, principalmente, pelo estilo do desenho (como já citado) e pela própria história, uma aventura inocente, regada a algumas gags muito divertidas. Apesar de o título, de certa forma, denotar que o gato em questão protagonizará a trama, quem domina as cenas são a garotinha e o ladrão "bondoso" (que é acompanhado pelo felino). A primeira personagem mora com sua mãe e uma babá, após a morte de seu pai. Ela possui um gato (que sai para vagar pela cidade a noite) e se questiona por onde ele deve andar em suas caminhadas noturnas. Certo dia, ela decide segui-lo e cruzando o caminho de alguns criminosos, que passam a persegui-la. Uma das coisas que mais chama a atenção no roteiro é a exploração e a evolução da trama, muito bem realizada, já que não maltrata a inteligência das crianças espectadoras (que acontece em vários exemplares infantis atualmente), o que por si só, já merece elogios, porém, o modo como o script cruza as personagens também configura, devidamente, lugar de destaque nesta análise.

Além disso, a qualidade gráfica da animação é ótima. Utilizando-se de desenhos, por vezes, exagerados e caricatos e uma incidência de luz no corpo das personas de forma atípica no cinema atual, porém constante em livros infantis, "Um Gato em Paris" faz de sua aparência um atrativo a mais.

Dessa forma, esta animação deve agradar desde crianças a adultos, e, tendo sido indicada a melhor filme de animação no Oscar deste ano, provavelmente não irá levar o prêmio para casa, uma pena, já que este se revelou, para mim, o melhor longa dentre os cinco indicados. Um filme simples e conciso que, em meros 65 minutos, consegue passar a mensagem pretendida muito bem.

Gênero: Animação
Duração: 65 min.
Ano: 2011

1 comentários:

Daniel Chagas disse...

Estou doido pra ver este filme!