344. O Homem que Mudou o Jogo

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012
Postado por Selton Dutra Zen


(Mediano)

Quem me conhece, sabe que não sou uma pessoa do tipo "esportiva". Detesto qualquer esporte que envolva uma bola, e nisso incluo o baseball, por sua vez, retratado neste filme. Assim, fui conferir "O Homem que Mudou o Jogo" receoso, pois alguns críticos e comentaristas alertavam que, para um maior entendimento da história, seria necessário compreender o modo de jogar deste esporte tipicamente estadunidense. E, como desconheço as regras do mesmo, imaginava ficar deslocado durante a projeção.

Felizmente, isto não aconteceu. A questão aqui não é saber as regras do jogo (ainda que isto auxilie o espectador a gostar do filme), mas sim acompanhar a lógica proposta pelas personagens para mudar a situação do time, que está passando por sérios problemas financeiros e sociais. A compreensão é relativamente simples e a narrativa trata de deixar tudo mais fácil ainda (até demais, por sinal).

Por outro lado, a edição merece destaque por tentar quebrar a regularidade excessiva de "Moneyball", inserindo inter-títulos funcionais de forma inesperada e assimétrica. Porém, a montagem inibe ou extermina este ponto alto, com uma execução normal, que de certa forma, não acompanha o ritmo e a sensação do jogo abordado.

Já o elenco é ótimo. Brad Pitt, como em "A Árvore da Vida", está certeiramente natural, se esforçando para que seus trejeitos simples sejam justamente os elementos de destaque em sua performance. Todavia, esperava uma participação maior de Phillip Seymour Hoffman, excelente ator, que foi desprezado pela produção em um papel medíocre ao extremo, mas ainda assim, muito bem executado, dada a qualidade do artista em questão.

Por essas e outras, "O Homem que Mudou o Jogo" é um filme quase que ruim, alcançando o patamar de mediano somente pelo desempenho do elenco e de mais meia dúzia de bons elementos. Mas é um daqueles longas dispensáveis que, confesso, só assisti por ser uma das nove obras concorrentes a melhor filme este ano, no Oscar. Fraco, fraco, fraco.

Gênero: Drama
Duração: 133 min.
Ano: 2011

0 comentários: