Cinefilia 19: Pós-cerimônia

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
Postado por Selton Dutra Zen


Ontem a noite (26/02), as 22:30, deu-se início a entrega das estatuetas aos concorrentes desta 84ª festa do Oscar. E, algo curioso aconteceu. Ano passado, havia elogiado deveras a qualidade da cerimônia em si, mas me decepcionado com os vencedores, ainda que esses tenham sido extremamente previsíveis (como em quase todo ano). Desta vez, o que aconteceu foi justamente o contrário. Me surpreendi positivamente com alguns vencedores, mas, em contrapartida, a festa estava fraquíssima. Apesar de o ótimo Billy Crystal apostar em piadas muito boas - principalmente as que envolveram Scorsese, o representante do Oscar e os filmes indicados -, alguns apresentadores de categorias deixaram muito a desejar. Sem contar o vergonhoso número de Chris Rock, que aparentou ter esquecido que estava se apresentando num Oscar, e não em um bar qualquer. 

Contudo, os premiados me agradaram. Apesar de alguns de meus favoritos não terem levado a estatueta dourada, os vencedores foram merecidos. Mas, claro, há sempre algumas exceções, sejam elas positivas ou negativas. Positivamente, cito a perda de "Planeta dos Macacos - A Origem" para "Hugo Cabret" em efeitos visuais. Este último, muito mais merecedor. Negativamente, está o desprezo completo para com "Os Homens que Não Amavam as Mulheres" nas categorias de som (mixagem e edição). E (desta vez bem mais particular), gostaria de ter visto "Pina" arrebatar melhor documentário. Não aconteceu. Mas isso não posso julgar, já que não vi os outros indicados.

Assim, minha porcentagem de erros e acertos foi de, mais ou menos, 45%. Número menor que ano passado, onde fechei a noite em 50%. Isso só comprova que, apesar de conferir todos os indicados (pelo menos na categoria principal), sou péssimo em fazer apostas! 

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá Selton,

Sou leitor do C de Cinema e sou cinéfilo de carteirinha. Eu estou mandando esse email porque estou trabalhando numa empresa que desenvolveu um portal sobre cinema - o Cinema Total (www.cinematotal.com). Um dos atrativos do site é que você cria uma página dentro do site, podendo escrever textos de blog e críticas de filmes. Então, gostaria de sugerir que você também passasse a publicar seus textos no Cinema Total - assim você também atinge o público que acessa o Cinema Total e não conhece o C de Cinema.

Se você gostar do site, também peço que coloque um link para ele no C de Cinema, na seção "Parceiras".

Se você quiser, me mande um email quando criar sua conta que eu verifico se está tudo ok.

Um abraço,

Marcos
www.cinematotal.com
marcos@cinematotal.com

Gabrielle Este disse...

Selton concordo com você!A qualidade da cerimônia foi baixa mesmo.Aquele número do Circu du solei,as tentativas de piadas de Emma Stone,Ben Stiller,Gwyneth Paltrow e Robert Downey Jr me deram vergonha alheia!Alguns ganhadores me surpreenderam tipo Jean Dujardin ter ganhado melhor ator,tinha certeza de que seria o George Clooney!Meryl Streep estava óbvio já que ela não tinha nenhuma concorrente ao seu nível.Enfim,fiquei contente com certos vencedores e decepcionada com alguns...Mas faz tempo que não vemos uma cerimônia cheia de emoção e com filmes inesquecíveis.Quem sabe 2013?!Abraços.

Selton Dutra Zen disse...

Gabrielle, eu gostei do número do Cirque du Soleil, embora não tenha sido antológico. O problema mesmo foi a produção sem criatividade e alguns apresentadores completamente errôneos.

Jean Dujardin já sabia que ia ganhar.

Película Criativa disse...

Não esperava uma edição sem surpresas, mas foi muito bom ver O Artista consagrado. Só lamento a ausência de alguns filmes na premiação.

Meus comentários sobre o Oscar 2012 também estão no ar: http://peliculacriativa.blogspot.com/