324. Super 8

sábado, 20 de agosto de 2011
Postado por Selton Dutra Zen


(Mediano)

Lançado como uma homenagem à clássicos antológicos da ficção científica, como "E.T. - O Extraterrestre" e "Contatos Imediatos de Terceiro Grau", ou aventuras como "Os Goonies", "Super 8" se revela uma produção cheia de erros e acertos, de bons e maus momentos, resultando em algo muito aquém das outras preciosidades citadas acima.

A história, um misto de temas que bebe de várias fontes, narra a trajetória de um grupo de amigos que luta para sobreviver durante o ataque de uma criatura alienígena.

Quando um filme possui como protagonistas heróicos um grupo de crianças, também possui sérias chances de fracassar neste quesito, por soar absurdamente forçado, mas "Super 8" acerta brilhantemente e em nenhum momento, nem mesmo nos mais heróicos, erra e denota artificialidade. Aliás, os personagens infantis, quando agem como adultos, realmente se parecem com eles.

Além disto, "Super 8" exala cinefilia, o que é muito bom. A prova desse fato se dá quando os personagens decidem fazer um filme, logo no início da projeção. Nota-se que eles amam cinema e são, provavelmente, a personificação de Spielberg quando criança.

Em contrapartida a esses pontos positivos altamente consideráveis, está uma fotografia fraquíssima, que ao tentar conferir um charme a mais à produção (vide constantes reflexos de luz na tela), erra de forma gritante por conseguir somente causar desconforto e eliminar a beleza que determinadas cenas poderiam conter, além de aparentar inexperiência por parte de Spielberg, característica que obviamente ele não possui. Aliás, apesar desta produção ser dirigida por J.J Abrams e produzida por Spielberg, fica evidente, com o passar dos minutos, que Steven foi quem mais comandou a obra.

Mas o que mais me incomodou em "Super 8" foi seu roteiro. Além de abordar o tema alienígena de forma superficial, ainda erra por não se aprofundar no drama pessoal e no romance do personagem principal. Assim, esses dois últimos argumentos ficam deslocados durante todo o filme, soando somente como mera ocupação de tempo, para aumentar sua duração.

E, como se não bastasse, o filme peca em um dos momentos mais cruciais da trama: a aparição do monstro. Durante mais ou menos 90 minutos, cria-se uma aura de suspense, escondendo a aparência da criatura, algo semelhante a "Cloverfield - Monstro" e outros tantos filmes com este tema. Mas quando ela aparece (em uma momento errôneo, diga-se de passagem), as semelhanças com "Cloverfield" não param por ai: a criatura lembra muito o monstro que sai do mar e ataca a ilha de Manhattan, no filme de 2008. Sendo assim, o alienígena de "Super 8" também decepciona por não possuir novidade nem criatividade.

Enfim, este era um dos filmes que mais estava esperando no ano e me decepcionei. E repito: não é ruim, mas fica deveras aquém dos filmes que homenageia.

P.S: Uma das melhores cenas do filme acontece durante os créditos finais.

Gênero: Ficção Científica
Duração: 114 min.
Ano: 2011

0 comentários: