323. I Saw the Devil

quarta-feira, 17 de agosto de 2011
Postado por Selton Dutra Zen

(Excelente)

Sou grande apreciador de filmes de vingança, e como tal, não poderia deixar de conferir "I Saw the Devil", uma das mais elogiadas produções que abordam este tema, atualmente.

A história gira em torno de um agente secreto que, após ter sua noiva grávida brutalmente assassinada, parte em busca do culpado, mas quando o encontra, ao invés de matá-lo, resolve por em prática um sádico plano de vingança.

Sádico porque com o desenrolar da trama, percebemos que o vingador se tornou cego de ódio, incapaz de medir as consequências de seus atos. Mas em nenhum momento da projeção sentimos pena do culpado e indiferença pela vítima ou pelo vingador, isto se deve a alguns truques do roteiro, que comentarei mais a frente, algo comumente explorado em filmes de vingança, como a obra-prima "Irreversível", para citar um exemplo apenas.

Um dos setores mais deslumbrantes deste filme é a parte técnica. Possui uma fotografia excelente, que consegue acrescentar requinte e podridão, de acordo com a carga emocional que cada cena em específico exige. A direção de arte é muito boa, ao contrastar os ambientes de vivência dos dois personagem principais (o assassino, com sua casa pobre e suja, e o agente, com seu apartamento de classe alta). A trilha sonora é emotiva e sublime! Talvez a melhor trilha do ano! Mas o que realmente se destaca no âmbito técnico é a edição, que consegue de forma genial, fundir imagem, música e diálogos. Certos momentos se tornam até líricos!

O roteiro é inteligente, original e principalmente, cria e evolui personagens profundos e complexos que, personificados por atores em ótimas interpretações, se tornam figuras muitas vezes assustadoras, ou dignas de compaixão, pois sim, tomamos a dor do noivo que perdeu sua parceira. Além da veracidade dos personagens, um outro recurso interessante é acompanharmos não só o cotidiano do herói (ou anti-herói?) em busca do culpado, mas também o cotidiano do culpado, em seus atos de violência desenfreada e calculista, o que nos faz simpatizar e apoiar ainda mais a jornada do primeiro. Além de tudo isso, o roteiro não se preocupa em preservar a identidade do assassino durante todo o filme. Isto comprova que o foco de "I Saw the Devil" não se dá na investigação, que ocupa mais ou menos os 40, 50 minutos iniciais, mas sim no ato de vingança, ao contrário do que muitas pessoas pensam.

Todavia, um dos poucos motivos por eu não ter classificado em 5 estrelas este filme foi justamente o final, que é covarde, e não faz jus a grandiosidade da produção em si. Assim, quando "I Saw the Devil" acaba, sentimos uma sensação de que alguma coisa está faltando, a desagradável sensação de carência de um final mais impactante e bem menos morno do que de fato é!


Gênero: Drama/Ação
Duração: 144 min.
Ano: 2010

0 comentários: