322. Montanha Cega

sábado, 13 de agosto de 2011
Postado por Selton Dutra Zen

(Ruim)

Obs: Este texto contém spoilers!

Uma garota é sequestrada e vendida para um homem que a torna sua escrava sexual. Ela tenta pedir ajuda, mas nenhuma das pessoas que residem na mesma vila do rapaz que a comprou parecem se importar com o drama dela. Em todas as vezes que tenta fugir, é pega e castigada. A sua vontade de se libertar daquele lugar aumenta a cada soco e estupro que lhe é praticado. Este é o enredo de "Montanha Cega".

De uma plot como esta, espera-se um filme denso, visceral e desconfortável. Talvez até chocante. Mas em nenhum momento desta produção isso se concretiza, resultando assim, em um desapontamento tamanho por parte do espectador, que por sua vez, permanece com a famosa cara de paisagem do início ao fim da projeção. Este é um filme frígido! O que é um erro imperdoável!

Mas toda essa frigidez é resultado de vários fatores negativos compilados, como o roteiro mal escrito que, além de não explorar profundamente o drama da personagem principal, ainda não evolui a mesma de uma forma, no mínimo, aceitável. A interpretação da personagem central é bem ruim e igualmente frígida. A edição erra quando as cenas que deveriam impactar, como as de estupro e violência física, não nos chocam.

Todos esses pontos negativos nos impedem de simpatizar e apoiar a garota que sofre. Consequentemente, quando ela tenta fugir, não nos pegamos apreensivos quanto ao seu destino. Simplesmente assistimos o desenrolar dos fatos na tela, de forma vaga. E esta falta de emoção é o maior problema de "Montanha Cega".

Outro ponto negativo, embora não tão prejudicial à história, é o seu final. A partir do momento em que um diretor se propõe a criar um final impactante e/ou em aberto (como é o caso deste filme), ele precisa criar uma aura propícia, lançar algumas linhas de raciocínio de forma implícita e finalizar no momento certo. Isto não acontece aqui. O final é tão sem sal quanto todos os outros minutos!

Mas a culpa de tudo isso, creio eu, é do diretor estreante Yang Li, que se apossa de uma história incrível e a estraga por pura incompetência. Possui sérias dificuldades em criar uma obra tensa e angustiante, de nos fazer sentir mal enquanto sobem os créditos finais e de criar uma mistura homogênea de todos os elementos constituintes desta obra!

Uma pena!

Gênero: Drama
Duração: 97 min.
Ano: 2007

0 comentários: