313. Christine - O Carro Assassino

segunda-feira, 16 de maio de 2011
Postado por Selton Dutra Zen


(Mediano)

Os livros do escritor Stephen King geralmente rendem filmes no mínimo, interessantes. Stanley Kubrick adaptou "O Iluminado" e criou uma obra-prima. Brian De Palma filmou o muito bom "Carrie - A Estranha". Frank Darabont (claro fã de King) dirigiu três filmes baseados em livros do autor: "À Espera de um Milagre", "Um Sonho de Liberdade" e "O Nevoeiro", uma obra-prima, um excelente e outra obra-prima, respectivamente. Estes são somente alguns dos muitos outros filmes criados a partir das obras literárias do autor norte americano.

Em "Christine - O Carro Assassino" é a vez de John Carpenter levar às telas mais um suspense de Stephen. O livro e obviamente o filme, contam a história de um adolescente que resolve comprar um carro velho e enferrujado, ao qual chama de Christine, e reformá-lo. Mas ele não sabe que o carro possui vida própria e está disposto a tudo para ter a atenção total do garoto. Inclusive matar!

Os maiores problemas de "Christine - O Carro Assassino" residem em seu roteiro. Por trás de uma trama frágil e superficial se esconde uma história sobre obsessão. E esta obsessão deveria ser muito mais explorada, enquanto as mortes e consequências delas deveriam ocupar menos tempo no filme. Mas infelizmente o que acaba ocorrendo é exatamente o contrário. Além disso, o personagem principal (não o carro, mas o dono dele) é absurdamente estereotipado! Tornando o filme muitas vezes irritante.

Por outro lado, a parte técnica é competente. A fotografia possui muitas vezes ângulos baixos (para adicionar grandiosidade) e altos (para transmitir a sensação de vulnerabilidade). Os efeitos especiais são simples, porém resultam em cenas convincentes, e a trilha sonora clichê ainda consegue criar o clima necessário em certas cenas.

A direção de John Carpenter é convencional e cheia de erros e acertos. Ele consegue criar e preservar (junto ao seu editor) um ritmo na produção. Em contrapartida, não consegue extrair boas interpretações do elenco.

Enfim, muitas outras adaptações cinematográficas de obras de Stephen King se saíram melhor que esta de Carpenter, que por sua vez não é um diretor ruim, muito menos memorável. É genérico!

Gênero: Suspense
Duração: 110 min.
Ano: 1983

0 comentários: