Cinefilia 21: Indicados ao Oscar 2013

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013
Postado por Selton Dutra Zen




Há pouco mais de uma hora atrás, foram anunciados ao vivo os indicados ao Oscar 2013. E devo dizer que a seleção de filmes - embora óbvia em alguns momentos - é uma das melhores nos últimos anos. 

Os pontos esperados estão lá, arrecadando o máximo de indicações da edição. "Lincoln" lidera com 12 indicações, seguido de "As Aventuras de Pi" (concorrendo em 11 categorias). "O Lado Bom da Vida" e "Os Miseráveis" também marcam presença em diversas, incluindo as principais. O novo projeto de Tarantino, felizmente, não foi esquecido e é concorrente em categorias já disputadas pelo diretor, como filme, roteiro original, ator coadjuvante (Christoph Waltz, mais uma vez), fotografia e edição de som. Surpreendente não ter sido nomeado em montagem. 

Mas até aí, nada de novo no front. Surpresa mesmo (e o motivo de eu considerar tanto a seleção deste ano) é as diversas indicações para a obra-prima de 2012, "Amour". Confesso que me emocionei ao ver o longa nomeado em 5 categorias. Filme estrangeiro (como já se esperava), atriz (para a sublime performance de Emmanuelle Riva), roteiro original, filme, e até mesmo diretor. É certo que as chances de "Amour" ganhar nas duas últimas categorias são quase nulas, mas apenas pelo fato da Academia não o ter ignorado, como faz anualmente com os filmes geralmente merecedores, já é digno de nota. 

É  surpreendente, também, ver que "O Hobbit" angariou apenas 3 indicações, nas categorias técnicas, quando se esperava bem mais. E "Hitchcock" apenas uma, em maquiagem.

Porém, se existe uma categoria da qual reclamaria na seleção, é a de animação. Certo que este ano não foram lançados grandes filmes animados, mas indicar o detestável Tim Burton talvez tenha sido o que mais me enfureceu, principalmente pela reprovação que tenho quanto ao diretor. 

Contudo, o saldo geral foi muito positivo e, depois de anos, me motivou a conferir a cerimônia com entusiasmo.  


P.S: Ao contrário do que sempre fiz nos últimos anos, não irei escrever uma análise crítica para cada filme indicado ao Oscar, por falta de tempo e - algumas vezes - senso criativo. Todavia, neste intervalo de um mês e meio à cerimônia, vou dissertando um pouco a respeito de cada título, seja em forma de textos ou breves parágrafos anexos a postagens relacionadas a 85ª premiação do Oscar 2013.

0 comentários: