Cinefilia 06: Clássicos - Star Wars IV, V e VI

sábado, 23 de outubro de 2010
Postado por Selton Dutra Zen

Obs: Este post contém spoilers!

Inicialmente, planejava escrever na coluna Cinefilia de hoje sobre os seis filmes da saga "Star Wars", mas por problemas de tempo, não pude reassistir os episódios I, II e III, então decidi escrever somente sobre os episódios IV, V e VI, que respectivamente são: "Uma Nova Esperança", "O Império Contra-Ataca" e "O Retorno de Jedi".

A franquia foi dividida em duas: A nova e a antiga trilogia. A antiga teve seu início em 1977, com o lançamento de "Star Wars IV: Uma Nova Esperança", enquanto a nova se iniciou com "Star Wars I: A Ameaça Fantasma", em 1999. Os motivos de a série ter sido dividida assim, por George Lucas, seu criador, foi devido à tecnologia que a época proporcionava aos filmes. Sendo assim, a trilogia inicial assumiu o papel de contar a história da guerra entre os rebeldes (entre eles, Luke Skywalker, a princesa Leia, Han Solo e Chewbacca) contra o Império, instituição que comandava a galáxia com punhos de ferro, que tinha como um dos comandantes, Darth Vader.

A franquia revolucionou o cinema, principalmente na indústria dos efeitos visuais, algo que poucos filmes conseguiram fazer, como "2001 - Uma Odisséia no Espaço", levando em conta as suas respectivas datas de lançamento. Não é a toa que esta saga virou cult, símbolo nerd e o motivo pelo qual muitas pessoas se tornam cinéfilas.

Vamos aos filmes:

"Star Wars IV: Uma Nova Esperança" (1977): O primeiro filme da franquia. Somos apresentados aos personagens de uma forma dinâmica, que merece ser ressaltada, mérito do roteiro que, muito bem escrito por George Lucas (no único filme da trilogia clássica que ele escreve e dirige), nos apresenta também à uma história perfeitamente amarrada e interligada, que faz os minutos do filme passarem voando! Notem também que o roteiro constantemente menciona o pai de Luke Skywalker, para logo depois, no episódio V, revelar a verdadeira identidade do pai do mesmo.

"Star Wars V: O Império Contra-Ataca" (1980): O bom roteiro ainda continua, embora não tenha sido escrito por George Lucas. Notem que, enquanto no capítulo anterior da saga, Luke Skywalker estava mais inseguro quanto ao seu destino, neste filme, ele já está muito mais decidido, maduro e focado em seu objetivo. E é neste filme que ocorre a revelação da verdadeira identidade do pai de Luke, que é Darth Vader! E é neste filme também que a icônia frase é pronunciada: "Luke, I'm your father!".

"Star Wars VI: O Retorno de Jedi" (1983): O capítulo final da série, que é muita bem concluída com este filme que possui uma sequência belíssima e muito emocionante para quem é amante da sétima arte, que é a sequência em que a galáxia comemora a derrota do Império, e o filme, bem como a série, termina com fogos de artifício, e todos os personagens principais em frente a câmera como se estivessem posando para uma foto! Fantástico! Além disso, a cena da luta final entre Darth Vader e seu filho, Luke, é memorável!

Enfim, "Star Wars" é uma saga para toda a família, além de ser nerd, cult e de ter eternizado frases e personagens, como Luke Skywalker, Han Solo, princesa Leia, Chewbacca, Jabba, Yoda, C-3PO, R2-D2 e Darth Vader! Até o próximo post!


0 comentários: