367. Um Alguém Apaixonado

segunda-feira, 1 de abril de 2013
Postado por Selton Dutra Zen


(Obra-prima)

2012 sem dúvidas foi um dos melhores anos cinematográficos do século XXI. Tivemos Haneke, Tarantino e Wes Anderson lançando alguns de seus melhores trabalhos em anos. E com Kiarostami não foi diferente. "Um Alguém Apaixonado" é uma obra-prima completa, sensorial e reflexiva. Mesmo que a reflexão parta da experiência do próprio espectador, e não do filme em si. 

Abrindo com uma sequência de 15 minutos em um bar de alta classe, Kiarostami logo nos revela que seu mais novo longa irá seguir a sua linha habitual de cinema: sustentado em diálogos e manejando de forma magistral o ritmo lento. Em muitos aspectos pode-se traçar um paralelo com seu filme anterior, a também obra-prima "Cópia Fiel", por apresentar uma história na qual caímos de paraquedas, nos inserimos no universo conturbado dos personagens e tentamos decifrá-los durante toda a projeção. Mas, principalmente, por apresentar um Abbas saído do Irã, como no filme com Binoche. Porém, ao invés de Itália, temos Japão. Um Japão particular que o diretor engradece em beleza e mistério com sua fotografia deslumbrante. 

Para tanto, somos apresentados à história de... nada. E ao mesmo tempo, tudo. Se de início Abbas parece tentar retratar algumas horas na vida de uma prostituta japonesa que se envolve com um de seus clientes (um idoso aparentemente solitário), logo abre mão de uma narrativa mais substancial para dar lugar a uma estética deslumbrante. Os planos-sequência e as longuíssimas cenas muito bem administradas, acabam sendo um dos maiores charmes do filme. E a ideia de narrar a maior parte dos fatos em tempo real só abrilhantou mais ainda a película. E sorte nossa que Kiarostami sabe, como poucos no cenário atual, nos conservar interesse em assistir quase duas horas banais na vida de uma protagonista infeliz. Afinal, uma proposta dessas (por natureza, muito difícil) já nasce com um pé na cova. 

E talvez o truque para tudo funcionar tenha sido a beleza de sua fotografia. Milimetricamente calculada, faz cada contraste de luz e sombra parecer algo único. Outro destaque também está na montagem, fabulosa, que torna seu esquecimento no Oscar algo imperdoável. A melhor do ano, sem a necessidade de se pensar duas vezes. Ao passo que nos instiga a saber mais, a entrar mais no universo dos personagens, amarra cada corte de cena de forma fabulosa. Além de criar transições de cenas perfeitamente delicadas e homogêneas, para que o clima de contemplação não seja desfeito em momento algum.

Mais um recurso muito utilizado pelo cineasta (e nisto se assemelha a "Gosto de Cereja"), é que os personagens não são levados à fundo, não são aprofundados. Propositalmente. Em nada interessa seus passados, suas vidas, o que importa é apenas o agora. Dessa forma, Abbas na maior parte das falas, se utiliza daquelas que em muito pouco correspondem à história do filme, que em nada são relevantes ou importantes (como o diálogo sobre sopa de camarões ou mesmo sobre o quadro na parede da sala). Apenas assuntos banais, em um momento comum, de pessoas como nós. 

Todavia, não pensem que apenas de estética sobrevive "Like Someone in Love". Nele, há espaço também para sentimentos e divagações (vide a cena da avó da protagonista esperando na praça). O longa nos faz refletir muito sobre nossa própria natureza. Aquela de, em um ato desesperado de solidão, nos apegarmos as outras pessoas e clamarmos por companhia. Ou também que em muito revogamos pessoas queridas e nos apegamos a outras que de certa forma não merecem. Este é o nosso senso de proteção. O personagem do idoso, por exemplo, nos representa. Quando tentamos nos relacionar com alguém e entramos em sua vida numa tentativa de ajudar o próximo e nos ajudar, automaticamente. E é este o ponto chave, acima de tudo. Não acho que haja alguém apaixonado, como o título sugere, mas sim uma relação de cooperação entre duas pessoas. Ambas desoladas, ambas ansiando por outro alguém. Mesmo que durante um pequeno período de tempo ou mesmo que esteja fadado ao final triste. Mas, será que algo assim possui realmente um final?

Gênero: Drama
Duração: 105 min.
Ano: 2012

1 comentários:

Renato disse...

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