320. Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2

sábado, 23 de julho de 2011
Postado por Selton Dutra Zen


(Excelente)

Sou grande admirador da franquia "Harry Potter" portanto, ao final da projeção fiquei triste, porque não poderei mais presenciar o bruxinho na tela do cinema, mas ao mesmo tempo fiquei feliz e realizado por saber que a série acabou em grande estilo, aliás, "Harry Potter 7 Parte 2" se revela um dos melhores filmes do ano, e sem sombra de dúvidas o melhor exemplar da saga!

O que mais me encantou nesta série de 8 filmes (baseada em 7 livros), foi notar a evolução de personagens, história e técnica da mesma. Se seus primeiros exemplares eram filmes familiares, de certo modo infantis, com o tempo foram se tornando filmes obscuros, sombrios e macabros, quanto mais o duelo entre Harry Potter e Voldemort se aproximava. Cada produção era mais escura, violenta e adulta que a outra. Isso chega ao ápice aqui em "Harry Potter 7 Parte 2" que não nos priva da exposição à cadáveres e sangue, o que é fundamental para a história e o impacto que a mesma deve causar no espectador!

Aqui os personagens alcançaram o nível máximo de treinamento e Harry terá que enfrentar seu destino, Voldemort começou a atacar e matar todos em seu caminho.

Uma grande surpresa foi constatar que este filme se desenvolve quase que completamente no castelo de Hogwarts! Personagens antigos são resgatados, ao passo que os personagens habituais são melhor desconstruídos por um roteiro inteligente, dinâmico e atraente, que, aliado à uma edição excelente, não deixa a peteca cair em nenhum momento, conseguindo conciliar perfeitamente ação e drama!

Aliás, "Harry Potter 7 Parte 2" possui uma harmonia incrível entre todos os elementos e envolvidos! Os efeitos especiais são de cair o queixo, a direção de arte e a fotografia são geniais, por deixarem transparecer a malevolência e criarem um ambiente sombrio, obscuro e triste para representar que o fim está próximo, a trilha sonora, do competente Alexandre Desplat, que compôs recentemente as músicas maravilhosas de "O Discurso do Rei", é eficiente e o figurino (como nos outros filmes da saga) expõem muito bem o interior dos personagens.

A atuação, do já mais experiente Daniel Radcliffe é muito boa, por conseguir carregar praticamente o filme inteiro nas costas e ainda passar as emoções certas, nos momentos certos! Emma Watson está mal, diria até que em uma de suas piores interpretações! Todavia, quem se destaca mesmo no elenco são os veteranos Gary Oldman e Helena Boham Carter que apesar de possuírem papéis menores neste filme, brilham e roubam a cena todas as vezes em que aparecem!

Mas o grande trunfo é a direção de David Yates, que foi de longe, o melhor diretor de toda a série, por conseguir justamente o equilíbrio entre ação e drama (como citado anteriormente), além de condensar perfeitamente todos os elementos fílmicos da obra!

O 3D, apesar de ter sido convertido posteriormente, é muito bom! Nos faz entrar ainda mais no universo mágico dos bruxos e criaturas que habitam Hogwarts!

Antes de encerrar esta crítica, um apanhado geral sobre as obras da saga: "Harry Potter 1", dirigido pelo incompetente Chris Columbus, é o mais fraco de todos. "Harry Potter 2", também dirigido por Columbus é muito melhor que seu antecessor, embora fique muito atrás de outros filmes da série. "Harry Potter 3", dirigido por Alfonso Cuarón é um bom filme, que diverte, mas se comparado a "Harry Potter 4", que fica em segundo lugar entre todos os filmes do bruxinho, fica devendo muito! "Harry Potter 5", já tendo a direção assinada por David Yates, é bom, porém "Harry Potter 6" é um dos mais fracos da série! Todavia, as duas partes de "Harry Potter 7" são incríveis, sendo a segunda parte uma obra-prima, digna de ser considerada o melhor filme de um dos bruxos mais conhecidos da história do cinema, fecha a série com chave de ouro!

Gênero: Aventura
Duração: 130 min.
Ano: 2011

1 comentários:

leandroaleixo disse...

Este eu ja vi..gostei..mais nao sou fa do filme nao!!!!