Cinefilia 07: Dublagens X Legendas

domingo, 21 de novembro de 2010
Postado por Selton Dutra Zen

Primeiramente, gostaria de me desculpar pelo tempo que fiquei sem realizar nenhuma postagem neste blog. Isto ocorreu devido a problemas referentes ao meu computador. Dito isso, vamos ao que interessa nesta coluna: dublagens e legendas.

Antes de começar a escrever, vou avisando: sou completamente contra dublagens!

Uma das coisas que mais me irrita na sociedade atual é a falta de interesse e a preguiça mental das pessoas, que preferem assistir um filme em versão dublada, a ouvir o áudio original do filme, sob o pretexto de não conseguir ler e prestar atenção na produção, ao mesmo tempo. Isso se chama preguiça mental! É triste ver uma pessoa com esse tipo de preguiça, e infelizmente, esse mal assola grande parte da população brasileira. Fato que se reflete claramente nos dias atuais. Basta notar o número cada vez mais crescente de cinemas exibindo somente a cópia dublada de um filme live-action.

A quantidade de referências, e até frases que se perdem, e perdem sentido dubladas são incontáveis. Certo que, mesmo na legenda, muitas coisas se perdem dos textos nas linguas originais, mas é muito menos frequente que nas dublagens. Então, se você é um nerd, ou um cinéfilo, ou até mesmo uma pessoa que tenha noções básicas de inglês, ou a lingua de origem do filme, é impressindível que você assista com o áudio original!

Além dos fatos citados acima, filmes legendados treinam a leitura, e como todos sabem, quanto mais leitura você consumir, mais culto você será, e menos influenciável você se tornará! Dublagens tiram a realidade de um filme, acabam com o som do mesmo (destroem a edição e a mixagem de som) e ainda, dizimam as interpretações dos atores! Isso é lastimável! Faça a experiência: assista "Batman - O Cavaleiro das Trevas" dublado e depois legendado. Se você não notar nenhuma diferença é porque você é incapaz de notar o que está diante dos seus olhos!

Então, seja por respeito aos nerds, cinéfilos ou às outras pessoas que assistem filmes legendados, ou por você se conscientizar e querer reverter essa situação lastimável em que você se encontra, ao assistir filmes dublados, mude, assista filmes legendados!

E notem que, ao invés de uma imagem, coloquei uma cena do filme "Kill Bill vol. 2", legendada, para conferirem como o áudio original deixa o filme muito mais emocionante e verossímil!

Mude sua atitude. Até o próximo post!

0 comentários: