Cinefilia 03: Clássicos - Lua de Papel

quarta-feira, 15 de setembro de 2010
Postado por Selton Dutra Zen


OBS: Este texto contém spoilers!


Esta semana, estava pensando sobre o que eu falaria na coluna Cinefilia de hoje. Foi então, que tive a felicidade de assistir à este clássico da comédia, que posso afirmar, é um dos melhores filmes de comédia já feitos!

"Lua de Papel" é um prato cheio para os nostálgicos, pois retrata perfeitamente a década de 30, através de uma direção de arte impecável, e uma fotografia de dar inveja até em Michael Haneke. Cada ângulo e cada movimento de câmera, são inesquecíveis (repare em alguns closes que fazem referência a década referida acima). Além, claro, do preto e branco que perdura durante toda a projeção, e que contribui mais ainda, para recriar essa década. Não consigo compreender o porquê de este filme não ter sido indicado ao Oscar de melhor fotografia e direção de arte.

E um fato interessante, que contribui ainda mais para a projeção, é que o ator Ryan O'Neal, que interpreta o vigarista, contracena com sua filha, na vida real, Tatum O'Neal, que faz o papel da criança órfã, que fica sob a responsabilidade de Ryan. Isto aumenta ainda mais a naturalidade do filme, levando em conta que um seja pai, e a outra a filha, não só na vida real, mas também no filme (embora isto não seja esclarecido explicitamente). Outra coisa que merece ser ressaltada, é que Tatum O'Neal ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante, por este filme, que foi o primeiro de sua carreira (isso é uma prova clara do talento dela).

"Lua de Papel" é uma reunião de atores incríveis, de uma parte técnica magnífica e uma história, baseada no livro "Addie Pray", muito divertida, formando assim, uma obra-prima da comédia!



0 comentários: