Cinefilia 02: Crianças no Cinema

quinta-feira, 2 de setembro de 2010
Postado por Selton Dutra Zen

Uma coisa que sempre me incomoda quando vou assistir à um filme livre dublado, ou à uma animação, também dublada, no cinema, é a falta de educação de algumas crianças (me refiro até 10 ou 11 anos de idade) que estão assistindo ao filme.

Quero deixar bem claro que não sou contra crianças irem ao cinema, muito pelo contrário, acho que a magia do cinema deve ser apresentada às crianças sim, os pais devem levar seus filhos ao cinema, mas devem também educá-los.

Crianças gritando, falando alto, conversando a sessão inteira, levantando, andando pela sala, e até chutando a poltrona da frente são constantes em uma sessão de um filme livre e dublado. Mas a culpa pela falta de educação destas crianças é única e exclusiva dos pais delas. Ao contrário de um adolescente, uma criança precisa de instrução para conseguir discernir o que é correto do que é errado. Assim, uma criança só irá se comportar em uma sala de cinema se seus pais conversarem com elas e lhes explicarem que durante a projeção não se deve conversar, gritar, levantar, nem chutar a poltrona da frente. Mas infelizmente isto não acontece, alguns pais não são capazes nem de falar uma simples frase para seu filho, como: "Aqui é lugar de silêncio!", pelo contrário, alguns até riem do jeito de seus filhos, quando eles incomodam o expectador da frente. Falo isto, pois já tive más experiências relacionadas a isto várias vezes (principalmente quanto à conversa), como na sessão de "A Era do Gelo 3", onde duas meninas (com mais ou menos 8 ou 9 anos), conversavam sem parar durante toda a projeção. Ou até mesmo em "Alice no País das Maravilhas" (a refilmagem), que infelizmente não foi exibida na versão legendada, nos cinemas mais próximos, um garotinho, sentado na fileira atrás da minha, chutava a minha poltrona e achava aquilo tudo muito normal! Isso tudo poderia ter sido evitado se os pais dessas crianças conversassem e pedissem para elas fazerem silêncio, ao contrário de somente ficar olhando.

Você ai que está lendo esta matéria, e não educa seu filho, acha que é completamente normal ele fazer bagunça no cinema, saiba que não o educando, você está desrespeitando as outras pessoas que pagaram para assistir a um filme sossegadas, e se você não respeita as outras pessoas, você também não merece o mínimo de respeito!

1 comentários:

Anônimo disse...

Sei bem o que é isso!
Esses pais que não educam seus filhos deveriam tomar uma surra!